3 de set. de 2011

Carta Pessoal ( aulas 3 e 4)

Escola de E.F.M. Estado do Paraná
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 7º A e B  Fortaleza/Ce

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Usar a linguagem formal e informal.
- Escrever uma carta pessoal de acordo com as características do gênero.
- Expressar idéias e sentimentos.

Duração da aula: duas aulas de 50 minutos cada.

Recursos: -laptop(editor de texto), vídeo, data show, pendraw.

Estratégias
- Conversar com a turma sobre as características da carta pessoal.Destacar no quadro  tais características.
- Assistir e comentar o vídeo: A carta, de Renato Russo e Erasmos Carlos. (http://www.youtube.com/watch?v=0GWBHiMss7M&feature=related) - Propor que os alunos escrevam um carta pessoal no editor de texto Kword. Socializar com a turma. 
- Confeccionar um mural com as cartas.


Avaliação: Observar o desempenho dos alunos quanto a utilização do editor de texto e produção da carta de acordo com as características    do gênero textual.


Ilustração de um poema (aula 2)

Escola de E.F.M. Estado do Paraná
Disciplina: Língua Portuguesa/Arte
Série: 7º A e B      Fortaleza/Ce

O que o aluno poderá aprender com esta aula: - Utilizar o kword e kolour paint.
- Interagir com os colegas.
- Produzir desenhos a partir de um poena "Natureza".


Duração da aulas: uma aula de 50 minutos cada.

Recursos:
-laptop, editor de texto,kolour paint.

Estratégias - Entregar para cada aluno o poema. Fazer a leitura(em grupo).
- No editor de texto digitar o poema.
- Salvar o arquivo na pasta LP.
- Criar desenhos- koluor paint(metasy/aplicativos/ferramentasde pintura:kolour paint). Selecionar, copiar e colar no editor de texto cada desenho criado ao lado de cada estrofe.Salvar.
- Socializar a atividade.


Avaliação: O aluno será avaliado através da participação, do  envolvimento e da criatividade na realização da atividade proposta.

7ª A

7º B

7º B

7º B







Dinâmica de Apresentação (aula 1)

Escola de E.F.M. Estado do Paraná
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 7º A e B  A       Fortaleza/Ce

O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- utilização dos aplicativos câmera digital e editor de texto (Kword).
- Vivência do gênero textual "entrevista".
- Interação com os colegas.

Duração da aula: duas aulas de 50 minutos cada.

Recursos:
-laptop, editor de texto, câmera digital.

Estratégias
- Nos 15 primeiros minutos os alunos irão familiarizar-se com o laptop.
- Conversar com a turma sobre o uso adequado dessa nova ferramenta em sala de aula.
- Dividir a turma em duplas.
- Com a câmera digital que se encontra na área de trabalho do laptop, tirar uma foto do colega. A imagem ficará disponível no visualizador de imagens.
- Abrir o editor de texto (Kword) e colar a foto do colega. Para inserir a foto vá ao menu: inserir/figura/clique na foto/ok.
- Escrever as questões da entrevista e solicitar que o colega responda. Salvar.
- Socializar a atividade realizada com a turma.

Avaliação: Observar a utilização adequada do laptop e a produção da entrevista de acordo com as características do gênero.

                                                                                     Alunos do 7º A